De banho quente a cinema ao ar livre, Vila do Bem transforma o Capital Moto Week em festival de inclusão
- camilafernandes75
- 31 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de ago.
Com programação recheada, iniciativa recebeu 2 mil crianças, adolescentes, mulheres e idosos, mostrando o lado humano do maior festival de moto e rock da América Latina

Como braço social do Capital Moto Week, a Vila do Bem é um centro vibrante de esperança e oportunidade que, na edição de 2025, acolheu 2 mil crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade de braços abertos com infinidade de serviços gratuitos. Em três dias intensos, a arena principal do festival se transformou em espaço de cuidado e acolhimento. Nesta quarta-feira (30), último dia da programação da Vila, a Fada Bela encantou centenas de crianças e adolescentes desde o camarote, aos atendimentos e atividades.
Logo na entrada, era possível ver o brilho nos olhos de quem chegava pela primeira vez, como a pequena Alice, de 10 anos, do Instituto Mãos Solidárias, da Cidade Estrutural. “Aqui é muito grande e lindo! O passeio está sendo muito legal!”, contou, antes de correr para os brinquedos com as amigas. A magia foi garantida por quem se dedicou a virar personagem para arrancar sorrisos. “Saber que vão guardar na memória esse dia para sempre é indescritível. Quando me vesti de Chiquinha do Chaves, até os adultos se emocionaram. Essa conexão afetiva atravessa gerações”, contou a apresentadora Cami Abreu, que estava vestida de Senhor Cabeça de Batata.
Neste ano, 50 instituições e projetos sociais foram atendidos, além da comunidade em geral. À frente da iniciativa, a CEO do Capital Moto Week, Juliana Jacinto, comenta a Vila do Bem com o coração aberto: “É aqui que mora o coração do festival. A Vila do Bem alimenta a nossa alma. Claro que queremos entregar os melhores shows, a melhor estrutura, as melhores memórias afetivas. Mas o nosso verdadeiro propósito está nesse legado social. Aqui o que nos move é receber pessoas da periferia, criar experiências e fazer com que elas se sintam pertencentes”.
📷Galeria de fotos na pasta VILA DO BEM em: https://bit.ly/bancodeimagensCMW
Promoção da cidadania e da alegria
O impacto foi imediato, a exemplo do tão procurado ônibus do banho, oferecido pelo Instituto Barba na Rua. Para Rogério Barba, embaixador da Vila do Bem e fundador do Barba na Rua, a conexão com o CMW é visceral: “É um festival de moto, rock, mas também de humanidade! Na Vila do Bem a gente entrega amor e cuidado. As pessoas recebem banho, vacina, corte de cabelo, atualizam e emitem documentos – tudo que precisam para viver com mais dignidade”, declarou. A Vila do Bem ofereceu desde exames de saúde, multivacinação e atendimento odontológico até serviços de cidadania, como solicitação de seguro-desemprego e consultoria jurídica: o foco estava em atender a comunidade com serviços essenciais.
Novidade na Vila do Bem, a Banda dos Fuzileiros Navais de Brasília cativou o público jovem com um repertório especial, que incluiu Ô Sol, Fico Assim Sem Você, Trem Bala, Meu Abrigo e Superfantástico, interpretadas por uma vocalista fuzileira naval e acompanhadas por oito músicos. "Tentamos cativar esse público como fazemos em escolas e nas missões da Marinha", explicou o Comandante Marcos Vinícius Braga. O Instituto Team Ventura, que oferece aulas de MMA no Itapoã, testemunhou: "Ver essa estrutura toda para as crianças é incrível. Elas levam daqui vivência e pertencimento. A cultura aproxima, ensina e inspira", disse Josiel Golarte.

Cinema, parque de diversões e passarela
As famílias que passaram pela Vila também experimentaram momentos únicos, como sessões gratuitas de cinema ao ar livre com audiodescrição, oficinas de grafite e reciclagem, além de shows e espaço dedicado à infância neurodivergente. Para as crianças, o Moto Kids ofereceu atividades lúdicas e brinquedos como roda-gigante, tirolesa e uma pista de mini-motocross. Já o Clubinho Honda, trouxe lições de segurança no trânsito e cidadania, enquanto o "Espaço Psicomotor e Inclusão" ofereceu apoio para crianças neuro divergentes e suas famílias.
Desfiles de moda também roubaram a cena na Vila do Bem. Na segunda-feira (28), as modelos foram 45 moradoras da Cidade Estrutural (DF), com idade entre 8 e 80 anos. O desfile foi promovido por meio do projeto “Encoraja Elas”, que reforça o protagonismo das mulheres com coragem e estilo. Já na terça (29) e quarta (30), foi a vez do desfile de moda sustentável da Cia do lacre e pelo FEHSOLNA, respectivamente. A Vila do Bem também olhou para o futuro, com cursos profissionalizantes gratuitos de Operador de Drone e Sustentabilidade em Eventos para 50 pessoas. Concorrida também foi a oficina de tranças por Karina Félix, que faz a cabeça das mulheres no festival.
O Capital Moto Week, em nome da Vila do Bem e das 2 mil pessoas beneficiadas, agradece aos parceiros: Sest, Senat, Senac, SECONCI/DF, Na Hora, Cruz Vermelha, Cia do Lacre, Instituto Barba na Rua, Programando o Futuro, Novacap, SLU, CEB, CAESB, WS Studio, Detran-DF, Secretaria de Estado da Mulher/DF, Superintendência Regional do Trabalho/DF, Defensoria Pública/DF; Embaixadas da República Dominicana, Líbano e Grécia; Dr. Artur Gimenes Viegas, Fernando Elom (@elom.ceilandia), Karina Felix @Coisas de Preta, contadora Nyedja Gennari, Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba, Heróis de Moto, Divas sobre Rodas; além dos parceiros Moto Kids: BRB, Podium e Claro.

Sobre o Capital Moto Week 2025
De 24 de julho a 2 de agosto, Brasília será palco do maior festival de motos e rock da América Latina. O CMW, que atrai 800 mil pessoas e 300 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o Brasil e do mundo, é reconhecido por proporcionar uma experiência inesquecível, reunindo rock, adrenalina e cultura motociclista em um complexo de mais de 320 mil m². Além dos mais de 100 shows previstos para 2025, o festival oferece programação variada que inclui atrações como tirolesa, bungee jump, roda-gigante e cinco palcos temáticos, com identidades únicas para agradar todos os gostos musicais do rock. O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero e zera as emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva do entretenimento.
SERVIÇO
Capital Moto Week 2025
Data: 24 de julho a 02 de agosto de 2025
Local: Parque Granja do Torto | Brasília | DF
Imprensa: (61) 99987-9915 | (61) 8112-2757 | (61) 8427-2785
Banco de Imagens: https://bit.ly/bancodeimagensCMW
E-mail: imprensa@capitalmotoweek.com.br
Site oficial: www.capitalmotoweek.com.br
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek