Festa do pijama, pipoca e roda gigante: Capital Moto Week é cenário de universo lúdico para crianças
- camilafernandes75
- há 6 dias
- 4 min de leitura
Motociclistas transformam acampamentos em espaços lúdicos com pipoca, fantasia e vínculos afetivos entre gerações

Na imensidão da Cidade da Moto, onde o rock’n’roll embala madrugadas e o couro preto é quase uniforme, também há espaço para fantasias cor-de-rosa, cantigas de roda e pipoca estourando ao pé da barraca. Festival plural por essência, o Capital Moto Week conquista crianças de 0 a 100 anos com o mesmo entusiasmo. Muito além do Moto Kids, um espaço com parque de diversões e atrações radicais, os quatro cantos do maior festival de moto e rock da América Latina recebem, todos os anos, milhares de mini-motociclistas, onde a brincadeira é a regra e a infância ganha novas aventuras.
A festa do pijama do Dorothys, coletivo formado por 13 mulheres no Distrito Federal e mais de 150 espalhadas pelo Brasil, teve destaque em 2025. Em meio às barracas, elas criaram um refúgio de fantasia: colchonetes no chão, luzinhas, pipoca doce, cachorro-quente e crianças vestidas de unicórnio. Inspiradas por esse espírito, famílias montam seus próprios espaços com brinquedos, camas compartilhadas, atividades lúdicas e até miniveículos, garantindo que filhos, sobrinhos e netos também vivam a magia de crescer na estrada com alma aventureira.
A ação faz parte de uma tradição do grupo, que todos os anos realiza alguma atividade voltada para os filhos, sobrinhos e netos de suas integrantes. Na edição 2025, oito crianças participaram da noite especial com direito a pipoca doce e salgada, cachorro-quente, biscoitos e marshmallow assado na brasa. “A maioria dos dias a gente passa sem as crianças. Mas sempre reservamos um momento só pra elas. Esse ano, pensamos: por que não fazer uma festa do pijama completa?”, conta Ketlen Neves, uma das representantes do motoclube.
📷Galeria de fotos na pasta FESTA DO PIJAMA em: https://bit.ly/bancodeimagensCMW
Vestida com um pijama de unicórnio cor-de-rosa, olhos brilhantes e bochechas pintadas, a pequena Alice, de 5 anos, era uma das mais animadas da noite. Foi sua primeira vez no Capital Moto Week e a experiência não poderia ser mais especial. “Ela está doida para ir na roda gigante, nunca andou”, conta Rafaela Ferreira (23), tia de Alice e mãe de Humberto.
O pequeno Miguel Corso (9), chegou cedo. Cedo mesmo. Saiu de Cristalina (GO) com a família por volta das 4h30 da manhã. E o sono? Sumiu quando viu o tamanho da festa. Apesar de dizer que a roda gigante “é coisa de bebezinho”, Miguel já estava cogitando encarar os desafios radicais do Moto Kids “Vou dormir aqui e só vou embora amanhã”, contou animado, enquanto explicava, com autoridade, as regras do jogo Speed Cups. “Ganhei do meu colega. Você tem que montar uma sequência de peças igual à carta escolhida na sorte, rapidinho”.
Herança de duas rodas
O Gabriel (6) nem pensou duas vezes, chegou e foi direto para a roda gigante. “Não perde tempo”, brinca o pai, Edson Queiroz, 43 anos, morador de Samambaia (DF). Ele veio com a esposa, Michelle, e Gabriel, o caçula. E a motinha que Gabriel pilota? É dele. Presente do pai. “Nunca tive uma moto na minha juventude. Quando finalmente juntei dinheiro, casei e vieram os filhos. Deixei o sonho de lado para dar conta da vida. Agora vejo meu filho realizando isso por mim”, conta, com um sorriso que mistura orgulho e nostalgia.
Entre uma volta e outra pela cidade, os acampamentos parecem pequenas vilas. É o caso do moto grupo Kafagestes Estradeiros, onde o coronel aposentado Leonardo Malva (52) montou um verdadeiro parque para os filhos e netos dos integrantes. Tem pula-pula, varal de luz, brinquedos e uma motinha de 50 cilindradas que já rodou por gerações. “Começou com meu filho, passou pro sobrinho, agora já tá na segunda geração”, explica.
À noite, o acampamento chega a abrigar 10 crianças debaixo da mesma lona, compartilhando colchões, sonhos e sorrisos. Leonardo acredita que trazer as crianças para o CMW é mais do que possível, é necessário. “Eles gostam, se integram, criam memórias e a gente também! É bonito ver filho correndo de um lado, neto rindo do outro. O motociclismo de verdade é raiz, afeto e continuidade”, arremata Leonardo Malva.
Sobre o Capital Moto Week 2025
De 24 de julho a 2 de agosto, Brasília foi palco do maior festival de motos e rock da América Latina. O CMW, que atraiu 856 mil pessoas e 370 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o Brasil e do mundo, é reconhecido por proporcionar uma experiência inesquecível, reunindo rock, adrenalina e cultura motociclista em um complexo de mais de 320 mil m². Além dos 107 shows de 2025, o CMW ofereceu programação variada com atrações como tirolesa, bungee jump, roda-gigante e cinco palcos temáticos, com identidades únicas para agradar todos os gostos musicais do rock. O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero e zera as emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva do entretenimento.
SERVIÇO
Capital Moto Week 2025
Imprensa: (61) 99987-9915 | (61) 8112-2757 | (61) 8427-2785
Banco de Imagens: https://bit.ly/bancodeimagensCMW
Site oficial: www.capitalmotoweek.com.br