top of page

Capital Moto Week eleva 'Meio Ambiente' à atração principal




Na semana do meio ambiente, o maior festival de moto e rock na América Latina destaca ações que o fizeram conseguir certificados ambientais


Muito mais do que o rock e as motos, que fazem do Capital Moto Week o maior festival do gênero na América Latina, o que importa é a atitude! E isso o CMW tem de sobra. Extrapolando os limites dessa grande festa, que acontecerá de 20 a 29 de julho, em Brasília, as ações de sustentabilidade promovidas pela organização fazem com que o festival reduza ao máximo os possíveis impactos na natureza e se torne um dos únicos certificados pela Zero Waste International Alliance e ISO 20121.


Na prática, isso significa que o Capital Moto Week não deixa marcas no ecossistema no qual ele está envolvido. Desde 2019, baniu o uso de isopor, copos descartáveis e outros tipos de materiais que não permitem reciclagem ou compostagem ou que podem apresentar um aumento desnecessário de resíduos. No período em que se comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente, os organizadores destacam as ações que garantiram o certificado internacional ao Capital Moto Week:


* A utilização de copos ecológicos durante os 10 dias do festival evitou o uso de mais de 1 milhão de unidades descartáveis;

* Todos os resíduos recicláveis e orgânicos gerados no período do festival foram destinados à reciclagem e à compostagem, respectivamente;

* Mais de 25 mil mudas de árvores foram plantadas para zerar as emissões de carbono.

Esse conjunto de ações faz parte do Caveiras do Bem, movimento do Capital Moto Week que atua com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A inclusão é um dos eixos de ação do festival e, por isso, as dependências da arena são acessíveis e adaptadas para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência que tem acesso gratuito ao CMW. São instaladas sinalizações de acesso PCD ao longo de todo espaço de convivência da Cidade do Motociclista.


Um Camarote Solidário dedicado a pessoas com deficiência é instalado em frente ao palco principal do CMW, com capacidade para recebê-los juntamente com seus acompanhantes e estrutura de piso elevado para uma melhor visibilidade. Além da tradução em libras dos shows das atrações nacionais, são realizados treinamentos com práticas inclusivas para as equipes que trabalham no Festival.


Entre outras iniciativas, o CMW abre suas portas para centenas de crianças carentes do Distrito Federal, com o projeto Moto Kids Solidário. No quesito combate à fome, somente em 2022, 35 mil pessoas foram beneficiadas pela doação das 8,6 toneladas de alimentos arrecadados por meio do Ingresso Solidário. Também no ano passado, o Festival gerou 12 mil empregos diretos e indiretos, movimentando R$ 55 milhões na economia do DF.


Juliana Jacinto, organizadora do Festival, relembra o legado dos 20 anos. "O Capital Moto Week literalmente ganhou asas e se transformou em uma plataforma de transformação de cultura, de vidas e de histórias. Olhar para trás e ver o impacto de todo esse ecossistema que construímos é pura emoção", explica Juliana, que lidera as ações de legado social e sustentabilidade do Festival. Entre outras iniciativas, em 2023, o CMW promoverá novamente o Lady Bikers, espaço voltado para o empreendedorismo feminino e shows de artistas da cidade.


Sobre o Capital Moto Week 2023


A edição especial do maior Festival de moto e rock da América Latina trará mais de 100 shows nos 10 dias de programação, com público estimado de 800 mil pessoas e 350 mil motos. De 20 a 29 de julho, o Parque de Exposições Granja do Torto será palco do maior Capital Moto Week de todos os tempos, celebrando 20 anos de liberdade, espírito e tradição com line-up que privilegia diferentes vertentes do rock nacional. O Festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero e, todos os anos, zera as emissões de carbono. Também promove iniciativas visando a inclusão, diversidade e sustentabilidade da cadeia produtiva do entretenimento.



Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam | Motos com garupa entram grátis de segunda a sexta-feira até as 18h e, aos sábados e domingos, até as 15h | PCD tem acesso grátis com direito à gratuidade de um acompanhante | Pessoas 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada | Crianças de até 12 anos não pagam desde que acompanhadas de seu responsável | Menores de 16 anos somente acompanhados de um responsável legal | Ingresso solidário é concedido para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível.


Serviço


Capital Moto Week | Edição 20 Anos

Quando: 20 a 29/07/2023

Onde: Parque de Exposições Granja do Torto | Brasília (DF)

Assessoria de Imprensa: (11) 99541-1710 | (61) 98112-2757

Banco de Imagens: Drive CMW | E-mail: imprensa@capitalmotoweek.com.br

bottom of page