
Ação em parceria com o Instituto BRB oferece formação gratuita no campo das artes visuais, com ênfase em fotografia
O Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina, virou campo prático para a formação dos novos fotógrafos do Projeto Click, iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o programa Jovens de Expressão e fomentada pelo Instituto BRB. Nos dias 20 e 21 de julho, 44 jovens aplicaram conhecimentos sob a supervisão e orientação dos profissionais de técnica fotográfica. Além de inserir em seus portfólios a participação em um festival de grande porte, o projeto estimula a produção artística, a geração de renda e a inclusão produtiva dos participantes.
O grupo foi recepcionado por Jota Rodrigues, coordenador de Comunicação do Capital Moto Week, que revelou os bastidores por trás desta área fundamental dentro de eventos de grande porte. “A Comunicação é muito importante para qualquer festival e isso não é diferente para o CMW. Todas as frentes de trabalho, seja de fotografia, design, redes sociais, relacionamento com a mídia ou marketing de influência, se conectam e precisam passar uma mesma mensagem, uma mesma narrativa e percepção ao público”.
Para o público de jovens fotógrafos, Jota destacou a especialidade do time de fotografia, que tem como desafio mostrar a riqueza estética do CMW, para além dos nichos do rock e da moto. “Nosso design é rico em texturas, rico em conteúdo e é muito importante trazermos isso na linguagem visual do Capital Moto Week. Isso tudo é uma representação e, mesmo mostrando que somos mais brutos, trazemos esse toque de sofisticação na linguagem visual. Tanto na fotografia quanto na fotografia dos filmes.
Os estudantes foram incentivados a contar as histórias por trás do CMW por Hegly Lemos, coordenadora de Plataforma de Produção da TV Globo: “Esse é um festival que tem muita informação e conteúdo. Vocês estão aqui para ajudar a contar a história do Capital Moto Week. Estamos fazendo isso em forma de vídeo, vocês vão contar isso em forma de fotografia. Usem toda a criatividade e os recursos que tiverem na câmara de vocês”. Por sua vez, Fred Oliveira, coordenador de Tecnologia da emissora, explicou a estrutura logística para a cobertura e transmissão ao vivo do festival.
Ao todo, 44 jovens foram beneficiados pelo Projeto Click e divididos em turmas de 22 alunos, com aulas no sábado e no domingo. A iniciativa integra a Academia de Produção Inteligente, consolidando o CMW como grande plataforma de qualificação profissional do mercado. O Capital Moto Week também vai realizar mostra digital com as melhores imagens dos jovens, que serão exibidas entre as sessões de cinema ao ar livre.
Sobre o Capital Moto Week 2024 | De 18 a 27 de julho, Brasília será palco do Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina. Inspirado na edição histórica de 20 anos, o CMW aposta na diversidade, talento e energia nos 10 dias de programação, com mais de 100 de shows de diversas vertentes do rock. Destaque para os headliners Raimundos (18), CPM 22 (19), Sepultura (21), Detonautas (25), Call The Police (26) e Blitz e Fernanda Abreu (27). A Cidade da Moto ocupará 300 mil m² no Parque de Exposições da Granja do Torto. A expectativa é receber 800 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo. O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero (Zero Waste Alliance), zera emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva.
Serviço
Capital Moto Week 2024
Quando: 18 a 27/07/2024
Onde: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek
Assessoria de Imprensa: (11) 99541-1710 | (61) 98112-2757
Banco de Imagens: Drive CMW | E-mail: imprensa@capitalmotoweek.com.br
Sala de Imprensa: https://www.capitalmotoweek.com.br/news