Mais que um festival, Capital Moto Week se estabelece como uma plataforma de negócios
60 marcas estão presentes na edição de 20 anos do festival para entregar diversas experiências, como tirolesa, roda gigante e bungee jump
Liberdade, espírito e tradição: esses são os princípios que transformaram o Capital Moto Week, maior festival de rock e motos da América Latina, em uma plataforma que conecta esse ecossistema e um público de quase 1 milhão de pessoas a grandes marcas. Em 2023, essa trajetória de sucesso completa 20 anos em uma edição que promete bater todos os recordes! Em termos de negócios, 9 patrocinadoras e 50 marcas nacionais e internacionais estão fazendo ativações ao longo dos 10 dias de festival. BMW, Michelin, Honda, Claro, Rede HPLUS, Pepsi Black, Spaten, Shopping Iguatemi e Sebrae compõem o grupo que investe na edição de 2023.
Com uma proposta diferenciada, o Capital Moto Week vai além do entretenimento, oferecendo oportunidades para marcas de diversos segmentos. Mais de 5 milhões de pessoas de 10 países dos 5 continentes passaram pelo festival nesses 20 anos, com uma taxa de fidelização de 98%. 72% do público possui acima de 30 anos e é majoritariamente das classes A e B. "São pessoas com autonomia financeira e já estabelecidas profissionalmente, que buscam lazer, bem-estar e entretenimento. Tudo que o CMW entrega”, explica Pedro Franco, organizador do festival.
A presença e o investimento de patrocinadores, apoiadores e expositores no CMW tem crescido de forma exponencial. Cada qual com seus objetivos e interações no complexo, detalha Pedro Franco: "Somos uma plataforma de conexão entre as marcas e o nosso público, entregando um enorme potencial de negócios. Aí cabe às marcas se comunicarem de forma criativa com esse público, principalmente em função do engajamento e do clima, que são propícios para isso”. Outro atrativo é o fato de ser o único festival no Brasil certificado como Lixo Zero e ISO 20.121.
Para criar essa atmosfera única, o grande esforço da produção é entregar, a cada ano, o melhor ambiente e experiências inovadoras com uma super infraestrutura - que não perde em nada para os festivais internacionais. "Temos um diálogo aberto com nossos parceiros, pois eles precisam entregar ofertas de conforto para o nosso público dentro do festival", ressalta Franco. Atrações como tirolesa, roda gigante, bungee jump, espaços de descanso, carregamento de celular, espaços de wifi e de fotos são algumas das experiências que estarão associadas às marcas neste ano.
O Capital Moto Week 2023 tem como patrocinadoras: ASX (capacete oficial), BRB (banco oficial), BRB Financeira, Claro, Globo (emissora oficial), Honda (moto oficial), HPLUS (hotel oficial), Pepsi Black e Spaten (cerveja oficial). Como apoiadores estão presentes Iguatemi e Sebrae. Além de outras 48 marcas que, até o momento, já garantiram seu espaço e ativação de produtos e serviços no complexo do festival, entre elas: BMW, Royal Enfield, Michelin, Giraffas, entre outras.
Outras oportunidades
O investimento total para realizar o festival em 2023 é de R$17,1 milhões, um valor recorde que reflete a grandiosidade e o compromisso em proporcionar momentos inesquecíveis aos participantes. A fonte de recursos do CMW é diversificada, sendo 88% dos investimentos provenientes do próprio projeto, por meio da venda de ingressos, produtos oficiais, patrocínios privados e espaços para os expositores. Os 12% restantes advém de verbas públicas, obtidas por meio de leis de incentivo e apoios de Secretarias de Estado. "É importante o próprio projeto ter uma visão e uma estratégia sustentável do ponto de vista econômico", avalia Pedro.
Entre as ações do Capital Moto Week para fortalecimento e presença da marca, está a abertura de loja pop-up no shopping Iguatemi Brasília. O espaço carrega o DNA de espírito livre do CMW. Há uma linha especial de produtos inspirada no lifestyle do motociclista, apoiado no lema Liberdade, Espírito e Tradição. A novidade da coleção, projetada e confeccionada pela MAGIC Brazil, é a variedade de peças, cores e estampas. “Nosso público é tão fiel que, a abertura da loja, com 60 dias de antecedência ao evento, é sempre um sucesso. As pessoas consomem nossa marca e já querem chegar no festival paramentadas”, explica Franco. A loja oficial tem um espaço dentro do complexo do festival, que vende em média 10 mil itens.
Em 2022, o Capital Moto Week recebeu mais de 834 mil pessoas no complexo. Segundo levantamento da organização, 40% do público vem de fora da cidade, o que demonstra um enorme potencial também para fora dos muros do festival. Para esta edição, a expectativa é superar o público do ano passado e, com isso, movimentar mais de R$ 60 milhões na economia do DF. A rede hoteleira é impactada positivamente, atingindo nos dias de shows, 98% de taxa de ocupação. Estudos apontam que outros 54 setores da economia local se beneficiam do CMW.
RECENTES
-
Consolidado no cenário nacional de mega festivais, o CMW registrou aumento de investimentos,
-
Em tons nostálgicos, Blitz e Fernanda Abreu subiram ao palco do maior festival de rock e moto
-
Circuito de 60 km passou pelos principais pontos turísticos da cidade, marcando o últi
-
Espaço dedicado à economia criativa integra moda, cultura, arte e redes de apoio, fome