#DIACINCO - Dia Mundial do Meio Ambiente | Dia Nacional da Reciclagem - Brasília Capital Moto Week

#DIACINCO – Dia Mundial do Meio Ambiente | Dia Nacional da Reciclagem

Home / Novidades / #DIACINCO – Dia Mundial do Meio Ambiente | Dia Nacional da Reciclagem
#DIACINCO – Dia Mundial do Meio Ambiente | Dia Nacional da Reciclagem

#DIACINCO – Dia Mundial do Meio Ambiente | Dia Nacional da Reciclagem

Imagine todas as pessoas do mundo. Agora, imagine todo o lixo gerado por elas. Não é bonito. Em média, cada indivíduo produz de 1 kg a 1,3 kg de resíduos por dia. Podemos e devemos mudar essa história. A construção de um legado mais positivo começa agora, e a semana mundial do meio ambiente está aí para provocar a mudança.

A solução para o lixo é simples, barata, eficaz e atende pelo nome de reciclagem. Reduzir o impacto que geramos no mundo passa também por devolver à natureza o que for possível. O Brasília Capital Moto Week aposta nessa ideia, por isso realiza, desde a edição do ano passado, um cuidadoso processo de coleta seletiva. Na edição de 2017, foram recolhidas e recicladas 10 toneladas de resíduos sólidos. Todo o monitoramento foi e continuará sendo feito pela EPM Consultoria.

O simples ato de separar o lixo entre orgânicos e recicláveis é um fator catalisador de mudanças gigantescas. Para facilitar, as lixeiras do evento, neste ano, serão sinalizadas e terão sacos de cores diferentes: preto para orgânicos, material que será encaminhado para compostagem, azul para retornáveis, como vidro e plástico. Contamos com a colaboração de nossos visitantes para fazer um encontro sustentável, que honre seus 15 anos de história.

Evoluir, aliás, é a ordem do dia. Nosso lema nesta edição é produzir e inspirar as próximas gerações a serem melhores. Além da coleta seletiva, teremos outras ações de cunho ambiental. Durante os 10 dias de encontro, por exemplo, não serão distribuídos copos descartáveis. Utilizaremos copos ecológicos, personalizados, que o visitante vai poder levar para casa, se quiser, ou devolver e receber seu dinheiro de volta.

Reciclar não é apenas um gesto sustentável. É também uma ação de cidadania. Há uma imensa cadeia de catadores que retira seu sustento separando o lixo em cooperativas de lixo reciclável. Em 2017, a parceria do BCMW foi com a Associação de Catadores de Brazlândia, que realizou a triagem de todo o material e encaminhou para o destino adequado. A comercialização do lixo retornável gerou renda para milhares de famílias destes trabalhadores.

O mundo do motociclismo não aceita desperdício, abusos e preconceitos. Somos caveiras, iguais em essência, e entendemos o ciclo da natureza por princípio. Tudo que vai, deve voltar. O Brasília Capital Moto Week abriu a estrada. Agora, é hora de abrir a cabeça.

Deixe um comentário

Seu email não vai ser publicado.