Formação de comboio – Brasília Capital Moto Week

Formação de comboio

Home / Novidades / Formação de comboio
Formação de comboio

Formação de comboio

Viajar em comboio é uma experiência única! Quem já viajou assim, certamente sabe de toda a preparação necessária. Mas quem não pilota ou nunca pegou a estrada acompanhado talvez não saiba que a formação de comboio exige muita organização. Existe uma lógica na formação do pelotão para auxiliar na comunicação e na segurança da viagem. O molde mais conhecido conta com duas fileiras, mas pode se tornar uma fila indiana, de acordo com a necessidade.

Na distribuição em fila dupla, as motos não podem ficar lado a lado, e deve-se deixar espaço suficiente para que uma moto possa entrar à frente da outra, caso seja necessário. Além disso, é importante que cada moto mantenha sua posição no comboio.

Todas as decisões da viagem em relação a paradas, aviso de pedágios ou redução de velocidade, por exemplo, são tomadas pelo líder, conhecido de “Cabeça”. Esse é o motociclista mais experiente, que conhece melhor o trajeto.

Para auxiliar na comunicação na viagem, o pelotão conta com os responsáveis por dar suporte, muitas vezes apelidados de “anjos”. Eles são motociclistas intermediários, os únicos permitidos a circular entre a formação para se comunicar e levar orientações. Os últimos motociclistas, que ficam na retaguarda, são conhecidos como “Ferrolhos”, e também são encarregados de dar suporte aos outros.

As denominações das funções podem mudar de acordo com o moto clube, que pode atribuir outras funções para os membros do comboio. Para facilitar a comunicação na viagem, existem sinais que são facilmente reconhecidos pelos motociclistas.

Conhecer todo o funcionamento do comboio garante uma viagem mais segura e agradável! Aproveite!

 

Deixe um comentário

Seu email não vai ser publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support