10 curiosidades sobre o mundo das motocicletas – Brasília Capital Moto Week

10 curiosidades sobre o mundo das motocicletas

Home / Novidades / 10 curiosidades sobre o mundo das motocicletas
10 curiosidades sobre o mundo das motocicletas

10 curiosidades sobre o mundo das motocicletas

Lindas, rápidas ou perigosas, a fama das motos extrapola fronteiras. Elas são objetos de amor e devoção por seus pilotos, além de verdadeiras caixinhas de curiosidades. Qual foi a primeira moto do mundo? E quem fez a viagem mais longa? O Brasília Capital Moto Week separou estes e outros fatos bem interessantes que ficaram marcados na história. Confira!

1 – Uma invenção do século 19

Dois inventores, um francês e um americano, tiveram a mesma ideia entre 1867 e 1869. Tanto Louis-Guillaume Perreaux quanto Sylvester Rope equiparam a bicicleta, inventada alguns anos antes, com um motor a vapor. Foi só em 1885, porém, que o alemão Gottlieb Daimler se juntou ao engenheiro Wilhelm Maybach para criar um protótipo oficial de motociclo com um motor de combustão interna, considerada a primeira moto do mundo, a Daimler Reitwagen.

2 – A primeira fábrica foi alemã

A primeira fábrica a produzir motocicletas a nível mundial foi a Hildebrand & Wolfmüller, localizada na Alemanha, em 1894. O modelo ficou conhecido como “Motorrad” e causou sensação com um motor que fazia até 48 km/h. Estima-se que tenham sido produzidas entre 800 e 2 mil unidades, dentre as quais apenas doze ainda estão por aí. Em 2010, um exemplar bastante conservado foi encontrado em uma fazenda nos Estados Unidos e arrematado em leilão por US$ 131 mil.

3 – A primeira moto fabricada no Brasil foi a Yamaha RD 50

Em 1974, a empresa japonesa abriu sua fábrica em Guarulhos, São Paulo, passando a fabricar a “cinquentinha” Yamaha RD 50, assim chamada por conta do motor de 50 cilindradas.

4 – O país que mais fabrica motos é a Índia

Os indianos desbancaram a China, em 2017, com um total de 17,5 milhões de unidades produzidas, a maior parte da categoria de 100-150 cilindradas.

5 – Argentino fez a viagem mais longa do mundo

Emilio Scotto entrou em 2009 para o Guiness Book, o livro dos recordes, ao realizar a mais longa viagem de moto do mundo. Ele percorreu um total de 735 mil quilômetros, visitando 232 países em 10 anos.

6 – Isle of man é a corrida mais perigosa do mundo

O TT Isle of man ocorre anualmente desde 1907 e, desde então, 277 pilotos de moto já morreram em seu circuito. O festival ocorre em uma ilha britânica no Mar da Irlanda.

7 – Recorde de velocidade é de 605 km/h

A velocidade foi atingida pelo americano Rocky Robinson, em 2010, pilotando um modelo especial, conhecido como streamliner, que se assemelha a um foguete e chega a ter potência de 1.000 cavalos.

8 – O dia nacional do motociclista é 27 de julho

A data foi estabelecida nacionalmente em homenagem ao ex-mecânico de uma concessionária Honda, o motociclista Marcus Bernardi, que morreu em 27 de julho de 1974. A escolha foi feita pela Abram (Associação Brasileira de Motociclistas).

9 – Existem 3.396 mil moto clubes cadastrados no Brasil

A informação é do site Revista Moto Clubes. No DF, são 76 registrados no portal. A primeira associação do tipo fundada no país, conforme se tem notícia, foi o Moto Club do Brasil, de 1927.

10 – O moto clube mais antigo do mundo é de Nova York

O Yonkers MC, segundo registros, foi registrado em 1907, embora haja algumas controvérsias sobre seu surgimento. Outra curiosidade é que um dos moto clubes mais antigos é formado só por mulheres: o Motor Maids surgiu em 1940. O maior do mundo é o famoso Hell’s Angels, que surgiu em 1948.

Deixe um comentário

Seu email não vai ser publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support